Hugo Martins é radialista, compositor, sonoplasta, apresentador, roteirista, cineasta, comediante, rádio ator e um grande pesquisador do frevo. Nascido na Paraíba em 02 de janeiro de 1937, numa pequena cidade do Rio Tinto. O radialista já foi homenageado no Carnaval 2016 de Olinda, em 2013 foi prestigiado pelo Bloco Lírico, Bloco Utopia e Bloco Paixão. Em 2008 o radialista também foi aclamado no Carnaval de Recife. O senhor Hugo nos contar um pouco sobre sua trajetória de vida profissional e falar sobre a percussão do seu programa O Tema é Frevo que é apresentado há 50 anos na Rádio Universitária Fm 99.9.
Hugo chega no Recife em 1956, ele teve o seu primeiro emprego na rádio Clube onde começou como sonoplasta. O radialista já atuou em diversas emissoras de rádio de Pernambuco, na Rádio Clube, na Rádio Continental, na Rádio Jornal do Commercio e na Rádio Universitária. “Quando cheguei na Rádio Universitária em 1963, os diretores da rádio eram aqueles homens culto, da cultura da pernambucana. Naquela época não cantava essas músicas de má qualidade, como brega (risos). A rádio Universitária era considerada uma rádio opcional, porque se tocavam músicas da época, de cantores de grandes sucesso, se ouvia música erudita, música de cinema, músicas MPB, de frevo e de forró. Porque antes as rádios davam o valor necessário a cultura erudita” comentar Hugo.
O radialista questiona o fato de que “muitos não dão mais o valor necessário ao frevo, é como se tivessem vergonha”. Mas como os ouvintes podem conhecer mais as músicas se as rádios não tocam? “No meu programa eu sempre trago uma programação diferente, toco vários tipos de frevos, tocados com instrumentos diferentes, como cavaquinho, trompete, saxofone. Ás vezes eu focalizo em algum cantor como Mestre Capiba, João Santiago, Caetano Veloso ou Nelson Ferreira e muitos outros cantores e compositores com que gravei entrevista para o programa O Tema é Frevo. Mantenho todo esse material gravado e preservado na Casa do Carnaval” completou o radialista.
Este ano o programa completa 50 anos no ar. Desde do dia 4 de outubro de 1967 ele é levado ao ar ininterruptamente todos os sábados e domingos inicialmente pela Rádio pela Universitária FM. O programa também é retransmitido pela Rádio Comunitária Nova FM de Fazenda Nova, Brejo da Madre de Deus Agreste de Pernambuco. A edição do sábado é dedicada a atender às solicitações dos ouvintes que enviam cartas, e-mails e mensagens solicitando os frevos de sua preferência. Já no domingo o programa tem várias séries: frevos diferentes, especiais com compositores, entrevistas e frevos com títulos iguais. O Tema é Frevo é o programa que traz ao ouvinte o único gênero musical em Pernambuco, que é dedicado a valorização e preservação do principal ritmo pernambucano.
Hugo lembrar que passou a gostar de frevo porque se ouvia nas rádios e afirmar que “O frevo é a música que representa Pernambuco no Brasil e no mundo. É um ritmo fascinante e alegre, que não tem igual em canto nenhum. E Frevo foi tornado Patrimônio Imaterial da Humanidade, em 2012, lá em Paris e o nordestino não dar a mínima pra isso. Não gosto quando dizem que ele vai morrer ou então que nasceu na Bahia, pois o frevo nasceu em Pernambuco e não está morrendo” ressaltar Hugo.
O radialista também apresenta o programa Frevo Patrimônio Cultural da Humanidade que vai ao ar diariamente de segunda à sexta das 11h às 11:30h na Rádio Universitária FM 99,9 e aos domingos na Rádio Nova FM aos domingos das 10h às 11:00h. Hugo Martins afirmar “a minha missão é de valorizar ainda mais a nossa música que é o Frevo!”.